O mês de outubro foi muito especial para a Regenera: foram três importantes reconhecimentos que reafirmam a nossa missão de inovar, gerar impacto e evoluir continuamente. Saiba um pouco mais sobre cada uma das premiações:
- Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025 – Categoria “Pesquisador na Empresa”
Nosso Sócio-fundador e professor titular da UFRGS, Dr. Alexandre José Macedo, foi agraciado na edição 2025 promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), em reconhecimento ao destacado trabalho desenvolvido na Regenera. Essa conquista demonstra a qualidade científica e inovadora das soluções que são desenvolvidas por aqui, pois só se faz pesquisa de excelência com pesquisadores excelentes!
- Lista 100 Startups to Watch 2025
Somos oficialmente reconhecida como uma das startups mais promissoras do país, resultado do ranking que reúne empresas com alto potencial de crescimento e inovação no país. Nossa presença na categoria “Serviços” reforça o papel da Regenera como um importante elo entre a pesquisa científica e a inovação, transformando conhecimento em soluções reais para o mercado.
- Prêmio Finep de Inovação 2025
A Regenera foi indicada como empresa finalista do Prêmio Finep de Inovação 2025, a mais tradicional premiação nacional voltada ao reconhecimento de iniciativas que transformam setores estratégicos da economia brasileira. Das áreas contempladas, concorremos com dois projetos, em duas categorias:
CADEIAS AGROINDUSTRIAS SUSTENTÁVEIS, com o projeto intitulado “Do mar ao solo: biotecnologia marinha para a independência agrícola brasileira, potencializando a solubilização e a disponibilidade de fósforo e potássio no solo.”
BIOECONOMIA, DESCARBONIZAÇÃO, TRANSIÇÃO E SEGURANÇAS, ENERGÉTICAS, com o projeto intitulado “Recuperação de metais de placas de circuito impresso de computador a partir de microrganismos marinhos.”
As indicações refletem o potencial da Regenera na atuação junto a diferentes setores da biotecnologia e reforçam o nosso arsenal de ferramentas e soluções que vão desde a bioprospecção, microbiologia, bioprocessos e biologia molecular, bem como genômica, metabolômica, inteligência de dados e muito mais!
Com esses reconhecimentos, a Regenera reafirma seu lugar de destaque no ecossistema de inovação brasileiro. Mesmo não sendo um “objetivo”, essas conquistas representam a dedicação e capacitação da nossa equipe altamente qualificada, da robustez das nossas parcerias, do potencial da biotecnologia marinha e da visão que temos de transformar ciência em inovação. Seguimos engajados, prontos para os próximos desafios e com a convicção de que o nosso propósito de gerar soluções sustentáveis e inovadoras a partir do ambiente marinho está cada vez mais alinhado ao futuro que queremos construir.
Gostou da matéria? Então fique ligado, pois tem muita coisa boa pela frente. Oportunidades de trabalho, projetos, divulgação de conhecimento e muito mais estão por vir!





