Skip to main content

Na semana passada, a REGENERA foi assunto recorrente na GZH. Primeiramente, na série de reportagens de “Construção do futuro” pela jornalista Bruna Oliveira. Confira alguns trechos:

“O que é bioeconomia? Entenda o modelo sustentável e suas possibilidades no Brasil”

“Produção voltada à fabricação de produtos de base biológica desponta no país, rico em recursos renováveis, com oportunidades de negócios, inovação e preservação da diversidade.

Dos biofármacos aos biocombustíveis, uma série de “bios” passou a povoar o vocabulário de uma indústria considerada emergente, mas de grande potencial. Produzir de forma sustentável, com base nos recursos naturais e no fortalecimento das diversidades, deixou de ser ambição de futuro para se tornar exigência do agora, abrindo caminhos para um modelo econômico que veio para ficar.

Uso de recursos biológicos, como microrganismos que vivem no fundo do mar, inauguram modelo de produção sustentável. Fonte: arquivo interno

[…] Das profundezas do mar

Da fabricação de cosméticos à cura de doenças, o fundo do mar preserva uma riqueza gigantesca de microrganismos que, na indústria, representam um salto exponencial na produção de viés sustentável. O aproveitamento dos recursos biológicos marítimos é mais um caso no vasto ramo de oportunidades que surgem pela bioeconomia.

De Porto Alegre para o mundo, a gaúcha Regenera é uma empresa de base tecnológica que trabalha com bioprospecção marinha. Na prática, vai ao fundo do mar para coletar pequenas amostras de matérias de fungos e bactérias marinhos, que aplicados em pesquisa, viram produtos. Tudo isso sem agredir o ambiente, explica o biólogo, fundador e CEO da Regenera Moléculas do Mar, Mário Frota Junior.

Empresa Regenera, de Porto Alegre, desenvolve pesquisas a partir de recursos biológicos marítimos. Fonte: arquivo interno.

Instalada no Parque Tecnológico da Pucrs, o Tecnopuc, a empresa se dedica à chamada “Amazônia Azul”, nome que se dá aos limites brasileiros de uma região oceânica onde se concentram os estudos. A partir de microrganismos que lá habitam, descobre o que está no fundo do mar para, no centro de pesquisa, desenvolver um banco de moléculas para prospecção. Empresas interessadas em buscar estes ativos para uso na indústria, então, patrocinam a pesquisa com os microrganismos.

— A bioeconomia não é mais uma possibilidade, ela é uma realidade. O mundo demanda por soluções sustentáveis, que troque o químico pelo biológico e que, de alguma maneira, gere impacto positivo na natureza. Finalmente, isso está entrando na pauta das grandes empresas para que elas desenvolvam produtos com uma pegada sustentável — diz o fundador.”

Acesse a reportagem na íntegra

Fonte: Zero Hora

Na mesma semana, o nosso sócio-fundador e CEO, Mário Frota Júnior, foi convidado para participar do podcast Radar da inovação da Zero Hora. O apresentador Tércio Sacool conduziu um bate papo super envolvente falando sobre o modelo de negócio inovador, destacando a importância de deep techs como a Regenera. O podcast completo pode ser acessado neste link do YouTube.

Fonte: YouTube Podcast Radar da inovação da Zero Hora.

Gostou da matéria? Então fique ligado, pois tem muita coisa boa pela frente. Oportunidades de trabalho, projetos, divulgação de conhecimento e muito mais estão por vir!